CCXP 2018 | Entrevista com Cassius Medauar (Gerente de Conteúdo da JBC)

Em nossa cobertura da CCXP 2018 tivemos o prazer de bater um papo com nosso amigo Cassius Medauar, gerente de conteúdo da Editora JBC. A seguir você confere como foi essa conversa:

Nicholas – Estamos no primeiro dia de CCXP, Spoiler Night, no estande da JBC, obrigado Cassius pela sua disponibilidade!

Cassius – Imagina Nicholas, vamos lá!

Nicholas – Primeiramente, gostaria que comentasse sobre o estande da JBC, descontos, brindes e o que o pessoal vai encontrar aqui no evento de novidade.

Cassius – Bom, a gente trouxe bastante coisa do catálogo, então a galera vai encontrar tudo de novo que a gente está lançando, os lançamentos de Dezembro anunciados, PunPun, Erased, Eden Zero, Akira 3, os últimos Fullmetal, os últimos Lost Canvas, da coleção nova, então tem bastante coisa. Os lançamentos não estão com desconto, mas o resto da nossa base de mangás está com desconto, tem marcador de página, tem cordão do Akira, postal e um monte de brinde bacana pra galera que vier.

Nicholas – É isso aí, bastante diversificado o catálogo da JBC. Queria que você comentasse um anúncio feito em vídeo da Henshin, que é a loja física e online da JBC, uma coisa que promete movimentar a editora neste momento de crise editorial e angariar novos leitores.

Cassius – A gente anunciou para o final do ano, tanto a loja física quanto a online vão estar funcionando, as duas ainda em preview, um formato menor, com apenas uma parte da loja física aberta, uma loja online provisória, para que no ano que vem esteja tudo funcionando, mas era fundamental que a gente criasse novos canais para o leitor encontrar nossos mangás, neste momento de bancas falindo, livrarias falindo, então as lojas JBC vem aí.

Nicholas – Agora falando de um título específico, que é o Akira, que retornou ao Brasil depois de vários anos, já tinha sido publicado pela Globo, a JBC lançou os volumes 2 e 3 esse ano e pra 2019 a expectativa de vocês é de fechar a série em 6 volumes? Vocês estão lançando em paralelo a França, como funciona essa periodicidade?

Cassius – Na verdade a França foi o primeiro país no mundo a lançar a nova edição e o Brasil foi o segundo, mas agora já está saindo em outros lugares também. A JBC Portugal acabou de anunciar que irá sair em Portugal, já está saindo no México, com ele começando a sair em outros países os japoneses melhoraram o esquema de aprovação. Eles não iriam conseguir aprovar daquele jeito demorando um ano para cada mangá. Então como facilitou, continua difícil, mas um pouco mais fácil, a gente acredita que vai sim conseguir fechar em 2019, o volume 4 já está bem adiantado na aprovação.

Nicholas – Agora falando dos lançamentos, a JBC está com uma nova forma de distribuição nas livrarias, com a loja física e online, a gente teve o Lost Canvas aqui no estande com os volumes 4 e 5 já lançados, então queria que falasse para o público qual a estratégia. Partiu de você essa ideia de lançar dois, três volumes do mesmo título no mesmo mês? Acha que fica muito pesado pro consumidor? Quais prós e contras que você vê?

Cassius – Olha, isso foi uma conversa entre todos da JBC, que chegou nesse plano. Não faz sentido ter lançamentos mensais, já que não tem mais bancas. Hoje em dia as pessoas querem ler as coisas mais rapidamente, não querem um lançamento tão longe do Japão, então a partir do momento que você consegue lançar mais mangás em blocos, a pessoa tem mais coisa pra ler, no mesmo estilo que você quer ver uma temporada inteira na Netflix no final de semana, você consegue ler quatro ou cinco volumes de uma vez só. A desvantagem é que fica mais caro, pois você tem que gastar muito mais, mas ao mesmo tempo, como a JBC sempre se preocupou em repor os seus estoques, mais ainda com esse plano, você pode comprar um nesse mês e outro no próximo mês que vai ter ainda. Sempre haverá um espaço de três a quatro ou cinco meses para cada bloco do mesmo mangá, então acho que vai ser tranquilo pras pessoas.

Nicholas – Pra fechar, gostaria que você indicasse dois mangás aqui do estande da JBC pra pessoa chegar aqui e comprar. Dois!

Cassius – Bom… Boa Noite PunPun é obrigatório eu acho, se você tem mais de 18 anos. É do Inio Asano, um mangaka super famoso no Japão e super cultuado nos EUA. É um mangá que tem temas muito sérios e pesados que estão “na moda” e trata de disrupturas familiares, depressão, discute muitos temas atuais que estão aí no nosso dia-a-dia. Um mangá muito legal. Outro que recomendo é o Erased, também um lançamento JBC que tem uma série na Netflix, é muito banca porque é um thriller, as pessoas dizem que é um drama, eu acho que é muito mais thriller do que drama, naquele esquema de efeito borboleta, com viagem no tempo, assassinato, descoberta, reviravolta, então eu recomendo especialmente esses dois.

Nicholas – Mais uma vez obrigado Cassius pela entrevista e quem vier no estande da JBC que aproveite os descontos e lançamentos!

Cassius – Bacana! Obrigado vocês pelo convite e venham para JBC!