Resenha – Spotlight: Segredos Revelados

Spotlight: Segredos Revelados conta a história real da equipe investigativa do jornal Boston Globe que revelou a verdade por trás dos escândalos sexuais envolvendo padres católicos. Ainda que aborde um tema tão denso e recheado de polêmica até os dias de hoje, Spotlight tem como mérito maior conciliar isto com a própria abordagem jornalística que envolveu todo o processo, além da própria visão pessoal dos jornalistas envolvidos.

Apesar de retratar fielmente uma história real, em nenhum momento nos sentimos diante de um documentário (não que isso seja ruim), pois vemos bastante da vida particular dos personagens centrais e suas reações a cada nova descoberta. Neste ponto em particular, mérito para o diretor Tom McCarthy e o elenco, principalmente Michael Keaton, Mark Ruffalo, Stanley Tucci e Rachel McAdams, que demonstram forte presença de cena e prometem disputar uma possível indicação ao Oscar.

Spotlight-movie

Algo que vale ser dito é que quando estamos diante de um bom filme nós saímos do cinema e ficamos relembrando passagens do mesmo, contudo quando estamos diante de um filme ótimo nós não só relembramos passagens como também discutimos e refletimos sobre o que nos foi mostrado na tela. Isso é o que Spotlight faz, quebra a barreira do simples entretenimento permitindo ao espectador uma reflexão a respeito do exibido. Neste caso, isso não ocorre somente por estarmos diante de um tema polêmico, mas sim pela forma como o roteiro foi escrito e a história é narrada. Tudo é feito para envolver o espectador, mas sem ser piegas ou apelar para clichês.

Embora alguns possam achar o ritmo lento em alguns momentos, me parece totalmente pertinente que um longa trazendo tamanha carga investigativa e um assunto deveras difícil tome seu devido tempo entre as cenas de maior impacto ou em que a trama corra um pouco mais. Certamente vale a pena conferir este que desde já se torna um dos favoritos ao Oscar em 2106.

Spotlight-movie 2

 

Ficha Técnica
Spotlight – 2015
Gênero: Drama
Direção: Tom McCarthy
Roteiro: Tom McCarthy e Josh Singer
Elenco: Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, Liev Schreiber, John Slattery e Stanley Tucci.