Resenha – True Detective (Segunda temporada)

Quando foi confirmada a ausência dos atores Matthew McConaughey (ganhador do Oscar por Clube de Compras Dallas) e Woody Harrelson (Jogos Vorazes) na segunda temporada  de True Detective, indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro e especialmente, depois do anúncio dos atores Vince Vaughn (Os Estagiários) e Colin Farrell (Vingador do Futuro) no elenco principal do segundo ano, uma grande dúvida surgiu: Será que a série vai conseguir repetir o sucesso de público e crítica sem a dupla da primeira temporada e com um novo elenco e nova história?

Os primeiros oito episódios de True Detective alcançaram uma média de 11,2 milhões de espectadores, colocando como a série original HBO com a melhor primeira temporada em audiência desde 2001. O criador e roteirista Nic Pizzolatto acreditou ser possível replicar com outros personagens e cenários: união de trama policial, drama pessoal e estranheza que cativou a audiência nos primeiros oito episódios da primeira temporada, só que agora saíram os flashbacks e vemos uma história contínua.

Nomes como o dos atores Christian Bale (Trilogia Cavaleiro das Trevas), Brad Pitt (Tróia, Bastardos Inglórios) e da atriz Jessica Chastain (Mama) foram procurados para os papéis principais na segunda temporada de TD, mas todos eles recusaram o projeto devido as suas agendas e em virtude do longo tempo que a série exige, mesmo sendo 8 episódios.

td2x02sl

Assim como na primeira temporada, um dos destaques é a sua abertura, neste segundo ano o hit Nevermind embala a série da HBO que não conta com o diretor Cary Fukanaga (que dirigiu boa parte dos episódios do primeiro ano) e entre o destaque no time de diretores, temos o nome de Justin Lin (Velozes e Furiosos 6, Star Trek Beyond) que dirigiu os dois primeiros episódios que tem como cenário o sul da Califórnia.

A história é ambientada nos dias atuais e acompanhamos quatro protagonistas através de uma investigação de assassinato:

  • Ani Bezzerides (Rachel McAdams): detetive do condado de Ventura; criada em uma comunidade hippie, seu pai é um guru espiritual e sua irmã é atriz de filmes pornôs
  • Ray Velcoro (Colin Farrell): detetive do condado de Vinci;
  • Paul Woodrugh (Taylor Kitsch): oficial da patrulha de rodovias da Califórnia;
  • Frank Semyon (Vince Vaughn): um empresário que burla as regras e as leis, correndo o risco de perder todo seu império (qualquer comparação com o Rei do Crime – Vincent D’Onofrio na série Demolidor é mera coincidência).

A trama tem início quando o cadáver de Ben Caspere é encontrado num parque à beira da estrada, entre Los Angeles e a cidade costeira de Ventura, o que faz três policiais (Bezzerides, Velcoro e Woodrugh)  se unirem em uma investigação estadual para descobrir o culpado.

td2x04sl

Durante todo o arco vemos que além das pessoas que rodeiam a vida de cada um, todos tem problemas que não se limitam ao assassinato de Caspere, com reviravoltas rondando o tempo todo o roteiro. É interessante quando tudo passa a funcionar como uma história única, deixando de lado as quatro tramas individuais. A partir dos últimos três episódios, as peças de um “grande quebra cabeça” vêm se encaixando, a ação ganha impulso e o suspense crescente sinaliza um final bem interessante.

Rachel McAdams encara no papel de Bezzerides, uma mulher misteriosa e intensa. E pelo menos tivemos uma personagem feminina “forte” em True Detective, algo que parte do público reclamou na primeira temporada. Colin Farrell convence bastante no papel de Velcoro, com seus problemas de bebida e com seu filho, sendo um dos grandes destaques da série nesse segundo ano. Taylor Kitsch, foi o que menos se destacou no quarteto principal, ficando um pouco deslocado dos outros apesar de estar participando da ação como no tiroteio intenso no episódio 4 e toda a investigação do assassinato de Caspere.

E Vince Vaughn convence no papel de Frank Semyon? Sim! Apesar da sua uma carreira de papéis cômicos  como nos filmes Os Estagiários e Penetras Bons de Bico, Vaughn surpreende muito no papel de um criminoso, faz cara de mau, no estilo mafioso e convence. Seu personagem deixa o clima tenso, tem a necessidade do poder e faz tudo o que pode para não perder o seu “império”, vemos também o dilema com a sua esposa que não pode engravidar.

td2x06sl

Concluindo, a produção esteve outra vez a altura do que se exigia, não ficando nada a dever em relação a primeira temporada e apesar do tempo de cada episódio estar dividido entre as vidas pessoais e a investigação policial, não ficam lacunas até a sua conclusão. Aguardando ansiosamente pela próxima temporada e que mantenham o nível!

 

Ficha Técnica:

True Detective – 2015
Canal: HBO
Criador: Nic Pizzolatto
Duração: 8 episódios
Elenco: Colin Farrell, Vince Vaughn, Rachel McAdams, Taylor Kitsch, Kelly Relly

td